Home » Outros » Adoçantes podem causar acúmulo de gordura no corpo, diz estudo

Adoçantes podem causar acúmulo de gordura no corpo, diz estudo

A pesquisa diz que esses efeitos foram mais aparentes nos indivíduos obesos que consumiam adoçantes de baixa caloria, em vez de indivíduos de peso normal.

Os adoçantes artificiais de baixo teor calórico podem causar estragos no metabolismo do corpo, e um grande consumo desses açúcares pode promover o acúmulo de gordura, especialmente em pessoas que já estão obesas, sugere uma nova pesquisa. Os resultados do estudo serão apresentados na ENDO 2017, a reunião anual da Sociedade Endócrina que acontecerá em Orlando, Flórida.

O estudo observou que os indivíduos que consumiram adoçantes de baixa caloria, que são várias vezes mais doce do que o açúcar, mostraram uma super expressão de receptores do sabor doce em seu tecido adiposo. Esta super expressão foi até 2,5 vezes mais elevada do que nos indivíduos sem histórico de consumo destes edulcorantes. A super expressão de receptores de sabor doce na gordura abdominal, disse ele, pode desempenhar um papel em permitir que a glicose entre nas células.

A pesquisa diz que esses efeitos foram mais aparentes nos indivíduos obesos que consumiam adoçantes de baixa caloria, em vez de indivíduos de peso normal. Ele acrescentou que o aumento observado captação de glicose nas células também é preocupante para os consumidores que têm diabetes, que já têm mais açúcar no sangue.

Mais estudos são necessários em um maior número de pessoas com diabetes e obesidade para confirmar estes resultados, destacou o pesquisador.

O autor:

A nossa equipe de redação é pequenininha. Cabe num fusquinha.

DEIXE SEU COMENTÁRIO